História


No dia nove de setembro de 2011, comemoramos 42 anos de fundação da TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO.


Muito antes disso, contudo, os jovens do BOTAFOGO somavam-se à torcida do legendário Tarzan, chefe da Torcida Organizada do BOTAFOGO, fundada em 57, que animava a turma de megafone na mão.


Em meados dos anos 60, a torcida do BOTAFOGO não parava de crescere a aglomeração em volta da TOB era muito grande. Eram muitas bandeiras e uma multidão festiva que queria ficar sempre perto do líder, num verdadeiro sufoco. Nessa época, o pessoal da rua Miguel Lemos, Copacabana, teve a idéia de formar uma nova facção, o PODER JOVEM DO BOTAFOGO, que permaneceu com este nome por apenas três jogos para, depois, chamar-se, definitivamente, TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO.


A nova torcida se estabeleceu nas arquibancadas atrás do gol, uma tradição que permanece até hoje.


Os fundadores da TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO foram: Jorge Maumau, Jorge Wellington, George Cachaça, Leno, Jacques, Bené, Geraldo, Hamilton, Nilton, Antônio Carlos, Caio, Zé Carlos e Renatinho, entre outros grandes botafoguenses, que até hoje se mantêm fieis ao seu amor pelo BOTAFOGO.


A TORCIDA JOVEM se manteve assim até dezembro de 1976. Em janeiro do ano seguinte, a TJB absorveu a UNIFOGO, comandada por Fernando Mesquita, e fundou-se a JOVEM-UNIFOGO, que durou até 1980.


A partir das adesões, além da UNIFOGO, da COPAFOGO, das ÁGUIAS ALVINEGRAS e da FOGO LIVRE,a TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO renasceu mais forte do que nunca, em 18 de outubro de 1980, vindo a tornar-se, para orgulho de toda a Família Botafoguense, a MAIOR TORCIDA JOVEM DO BRASIL. 


Contribuíram sobremaneira para aquela composição de forças os torcedores: Marcos Portela, Fernando Mesquita e Paulo César (pela UNIFOGO);
Luciano, Ique, Lúcio, Vinicius, Júnior e Chacrinha (pela COPAFOGO); Ângelo e Antônio José (pelas ÁGUIAS ALVINEGRAS); e André e Alex Sinkel (pela FOGO LIVRE).


Em meados de 1990 um novo presidente (Roberto) assumiu, com a missão de reestruturar a torcida. Pois, mesmo com a conquista do Bicampeonato Estadual, a situação da torcida não era nada boa. O cadastro estava em estado precário, havia apenas 1.000 fichas. A torcida não existia como instituição, éramos informais.


Em 1993, nascia, então, o GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO, uma entidade sem fins lucrativos, mas que deu base legal à nossa atividade.


Durante a década de 90 a Torcida Jovem do Botafogo cresceu muito, chegando a ser a maior Torcida Jovem do Brasil, fazendo lindas e inesquecíveis festas, tendo inclusive patrocinado o futsal do Botafogo. A TJB chegou a ter um cadastro informatizado com mais de 30 mil componentes, onde os associados possuíam descontos especiais na compra de produtos da TJB e caravanas e podiam usufruir de serviços de academia de musculação e artes marciais.


No meio de 2001 a Torcida Jovem do Botafogo sofreu um grande baque, onde ocorreu um racha e uma nova torcida se formou. Os motivos para este ato nunca foram bem explicados. Passamos por grandes dificuldades neste período, mas com a força de nossos componentes a TJB veio se reerguendo aos poucos. Em 2006, por exemplo, após a conquista do Estadual, a TJB fez algo que nenhuma outra torcida realizou; colocou o seu Camisão (Bandeirão) estendido no relógio da Central do Brasil por 24 horas, ato que impressionou e surpreendeu a todos.


A TJB hoje vem passando por uma grande reestruturação e vem crescendo a cada dia, uma prova disso é a nova sede que temos no centro do Rio de Janeiro, na Rua do Senado, próximo a praça Cruz Vermelha.


A TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO é uma instituição independente. Prova disto é este site, feito exclusivamente por nossos integrantes. Contudo, sabemos, ainda estamos longe do que almejamos em termos de serviços e benefícios para os nossos componentes, mas, certamente, avançamos muito. Com a sua participação, certamente, atingiremos nossos objetivos.